segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Quem somos nós?


Porque não há machado que corte a raiz ao pensamento...a Tribuna segue os trilhos dos autocaravanistas itinerantes que buscam a liberdade alicerçada na razão crítica e na dignidade social.

Afinal quem somos e o que queremos nós ao envolver-nos na criação desta Tribuna Autocaravanista?
Bom, em face do que se tem visto por aí nos últimos tempos, o melhor é começar por esclarecer o que não somos: não somos o embrião de nenhum clube; não somos obreiros de nenhum círculo, nem triângulo, nem sequer um quadrado ou um losango.

Somos simplesmente autocaravanistas com o saber acumulado pela vida e pela experiência enquanto dirigentes associativos. Somos autocaravanistas que seguem com apreensão o rumo que o autocaravanismo vem seguindo em Portugal. Somos autocaravanistas que cultivam a liberdade alicerçada na responsabilidade, e que não hipotecam a consciência ao jogo oportunista do discurso politicamente correcto.

Por isso resistimos ao conforto de meter a cabeça na areia alheando-nos dos desafios que se perspectivam para o autocaravanismo. Por tudo isto, sem sermos candidatos a nada, mas tão só imbuídos do espírito de serviço público que sempre presidiu ao nosso envolvimento colectivo, aqui estamos a dar o nosso humilde contributo para que o autocaravanismo se não atole definitivamente no lodo pantanoso para onde vem sendo empurrado.
  • Do alto desta Tribuna vamos falar claro, pois aqui não há polícias de ideias a patrocinarem o que podemos e não podemos dizer.
  • Desta Tribuna vamos alertar consciências, apontar caminhos e mobilizar vontades para enfrentar com sucesso os desafios que o autocaravanismo enfrenta.
  • Humildemente, sem frenesins, mas com determinação, vamos fazer desta Tribuna um espaço de liberdade, um púlpito aberto aos autocaravanistas que queiram partilhar as suas ideias e reflexões com todos aqueles que irão passar a seguir o que aqui se diz.
  • Em síntese, com esta Tribuna vamos dar o nosso contributo para a dignificação social da imagem dos autocaravanistas.
Mais especificamente vamos usar esta Tribuna para fazer ouvir a nossa voz, nomeadamente em 4 tipos de intervenção:

1. para divulgar o nosso pensamento sobre os temas fundamentais do autocaravanismo: terminologia conceptual; enquadramento legislativo; movimento associativo, etc.

2. para reflectir e divulgar documentos e opiniões de outros que consideremos relevantes para o autocaravanismo.

3. para comentar criticamente as incidências correntes do autocaravanismo, especialmente aquelas que mais concorram para a imagem pública dos autocaravanistas e para a dinâmica institucional do autocaravanismo.

4. para divulgar testemunhos de autocaravanistas: viagens e vivências a bordo de autocaravanas, etc.

Porque qualquer dos animadores deste projecto tem passado no autocaravanismo (de que nos orgulhamos), este Blog servirá também para preservar um BAÚ DA MEMÓRIA que será preenchido com uma selecção de textos e documentos de que somos autores ou co-autores.

De resto esta Tribuna está longe de ser um projecto acabado. Move-nos a vontade de lhe dar vida, mas também a flexibilidade para moldar o seu crescimento em função da vontade dos autocaravanistas. Afinal, vocês são a única razão de ser desta nossa iniciativa, pelo que o futuro da Tribuna será aquele que os autocaravanistas colectivamente lhe quiserem reservar.

5 comentários:

Rui Cruz disse...

Bem hajam Companheiros.

Como diz o poeta "Que seja bem vindo quem vier por bem..." e os Companheiros são dos que certamente vêm por bem e em boa hora

É uma honra poder partilhar este espaço convosco.

Muito Obrigado

Rui Cruz

Anónimo disse...

Companheiros

Espero que a tribuna atinja o espaço que os seus criadores têm direito, no seio da modalidade.

Ricardo Duarte

Anónimo disse...

Boa Noite Amigos, vim desejar um "feliz nascimento" e dizer presente!
... serem fortes, como a rocha granitica da minha aldeia serrana, é uma virtude e vocês tenho a certeza são dessa FORÇA!...

...Bem-Hajam por serem assim...

EugenioSantos

Anónimo disse...

Boa Tarde

Fiquei positivamente surpreendido com o meu mail de hoje, com a noticia da criação deste blog, que pelos tribunos que tem está definitivamente condenado a ser um sucesso.

Serei sem margem mais um dos que vêm por bem

Alfredo Veludo

zebravo disse...

Olá companheiros,

É com muita alegria que tomo conhecimento da criação deste blogue. Tenho a certeza que vai fazer muito pelo autocaravanismo.
Parabéns e felicidades.

Ze Bravo