segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Crónicas ao sabor dos tempos que correm: Novembro de 2008, que mês turbulento!

Passado em revista o cyber-espaço autocaravanista português, aqui ficam as breves notas do que de mais relevante se viu.

  1. Vivem-se tempos de turbulência criativa no autocaravanismo. Por certo com alguma relação com o que se vai passando nos fóruns do CPA e do CCP, nas últimas semanas, para além desta Tribuna que acaba de ser criada, vieram a público mais um site e 3 fóruns (isto sem falar nas metamorfoses do Circo do Além e nos blogs inventados à pressa e sem conteúdo apenas para dar credibilidade ao almoço no Terreiro do Além):

Página do Portugal Tradicional:

Fórum dos Autocaravanistas-Amigos do Centro

Fórum Praça Pública dos autocaravanistas

Fórum Casinha Itinerante

A Tribuna Autocaravanista vai ficar atenta ao que se for dizendo nestes novos espaços de expressão autocaravanista (para aceder carregar nos hiperlinks).

  1. O Seminário de Abrantes já agita as águas de além e de àquem. O MIDAP-doCarvalho, usando como trunfos o CAB e a secção de campismo do ACP, preparava-se para se apropriar do Seminário Internacional que o CPA tinha já anunciado como sua actividade. Eis senão quando um simples cartaz (anunciado em primeira mão pelo Blog a Catrineta ) nos dá conta de que afinal o dito Seminário vai ocorrer em Abrantes sob a tutela do CPA, o que deixou as almas do Além de mãos a abanar. Vai daí o Seco despe a farda de presidente do MIDAP ao mesmo tempo que o Decarvalho veste a sua farda de lobbista e, em sintonia, ambos usam os respectivos Blogs para pressionar o CPA a convidá-los para a festa, dizendo-lhe que sem eles e os seus amigos a festa não é festa. Do lado do Clube Campingcar Portugal, o Paulo Rosa segue-lhes as pisadas, falando embora não se sabe em nome de quem. Para consultar os detalhes creio que basta a Newsletter (excepto para quem quiser especializar-se nas coisas do Além e queira confrontar o post da Newsletter com o que foi acrescentado na versão vinda a lume no CIRCO).
  2. O Seco vem falar numa plataforma unitária do autocaravanismo, propondo que o encontro de Abrantes seja convertido numa cimeira campista (por certo para discutir a problemática do autocaravanismo dentro dos campings). Fê-lo no Blog que criou para poder sentar-se à mesa do Circulo e não no Blog do MIDAP muito embora a sua atitude revele a obsessão de encontrar uma razão de ser para o esgotado MIDAP. Todavia o presidente Seco parece não perceber que a plataforma de que fala não é de autocaravanismo nem sequer de aliados dos autocaravanistas. Aquilo a que se refere é simplesmente aos interesses comerciais dos campings, que estão a organizar-se tentando salvar da falência os campings à custa dos autocaravanistas. Uma vez mais a experiência de Espanha devia servir-nos de exemplo, mas há quem não aprenda nada com a experiência alheia.
  3. Aliás, no Terreiro do Além vivem-se dias agitados e noites errantes. Como se não bastasse a cena do Seminário de Abrantes, o surgimento ainda não explicado do CIRCO com o endereço original do Blog do CAB (http://clube-ac-blogo-esfera.blogspot.com/ ) e o Decarvalho ter sido (finalmente) posto na ordem no Fórum do CPA, é o próprio Papa Léguas que vem puxar as rédeas ao Decarvalho. Com a declaração pública que fez o Pápa Léguas veio dizer a todos que não autorizava que o Decarvalho continuasse a escrever no site do CAB, na Newsletter, nos fóruns, etc.. em nome do CAB (e a lição serviu também para o MIDAP). De resto tudo indica que a mudança de blog do CAB (que deu origem a mais uma trapalhada) já se tinha ficado a dever à exigência de limpar o Blog de todo o lixo que o decarvalho lá tinha replicado antes mesmo do almoço no Terreiro do Além. Como de costume Decarvalho não aprendeu a lição e não resistiu a chamar a si o protagonismo das luzes da ribalta, vai daí, agora que devia ter publicado no blog do CAB a comunicação saída da primeira reunião da sua direcção, não, publicou-a na newsletter. Enfim... trapalhadas do Além.
  4. O ClubeCampingcarPortugal continua sem se pronunciar sobre a recente Portaria que regulamenta o campismo. A referência que o Paulo Rosa lhe fez só revela que ele preferiu manter silêncio sobre o assunto a vir a público discordar do Decarvalho e do MIDAP. A incoerência é o preço a pagar pelos campeões da unidade. Para podermos bramir contra os que dividem o movimento autocaravanista, calamo-nos no momento em que se exigia que revelássemos publicamente o nosso pensamento.
  5. No meio de toda esta turbulência e do silêncio da Direcção do CPA (que já não é novidade), passou despercebida a realização no Algarve de mais uma romaria do CPA. Mal vai um Clube que já nem as suas actividades consegue divulgar. Do que se tornou público o mérito vai todo para a Catrineta, cujo autor é o presidente, não do CPA mas do CAS (clube dos autocaravanistas saloios). Do Seminário anunciado no Programa do Encontro... nem uma palavra. É por si só sintomático!

Sem comentários: