quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Parque de Campismo para Autocaravanas em Gaia

No próximo mês de Fevereiro o Parque Biológico de Gaia conta abrir um espaço de campismo exclusivamente destinado às autocaravanas. A notícia saiu no Jornal de Notícias de dia 25 de Dezembro. As informações sobre este novo espaço são ainda escassas, não se sabendo por exemplo, se haverá ou não uma AS. Esta é mais uma prova da falta de preparação dos jornalistas sobre o autocaravanismo, deixando de fora algumas informações importantes para os autocaravanistas. Curiosa também a confusão que persiste sobre campismo e autocaravanismo. No 2º parágrafo fala-se de campismo rural e no penúltimo de turismo rural...


"Os turistas que viajam em autocaravanas vão ter mais um espaço para pernoitar no Grande Porto. O Parque Biológico de Gaia vai abrir, em Fevereiro do próximo ano, um equipamento destinado apenas a este tipo de visitantes.



Desde o fecho do Parque da Prelada em 2006, a Área Metropolitana do Porto possui 12 parques de campismo. Três (Salgueiros, Marisol e Orbitur- Madalena) ficam em Gaia, junto à orla marítima. O espaço, a criar no Parque Biológico, destina-se aos amantes do campismo rural que viajam em autocaravanas. O projecto aponta para a construção de 10 módulos de estadia num terreno a poucos passos da entrada principal do parque em Avintes.


A infra-estrutura procura responder ao aumento do turismo em autocaravanas. Aliás, alguns visitantes do Parque Biológico chegam nessas viaturas. "Nesta zona, não há locais para pernoitarem e muitos turistas não gostam de ficar nos parques de campismo normais. Sem saberem para onde ir, há visitantes que já têm ficado, de forma informal, no nosso parque de estacionamento", conta Nuno Oliveira, presidente do Parque Biológico. A obra começará em breve. A abertura está programada para Fevereiro.


O equipamento tem poucos encargos para o Parque Biológico que já dispõe de vigilância. Os turistas, além de visitar o espaço verde, poderão usufruir da cafetaria e do restaurante. Será mais uma fonte de receita. Actualmente, o parque oferece, também, uma pequena pousada.


O preço por noite por uma autocaravana e dois adultos será de 25 euros. Se os adultos trouxerem acompanhantes, terão de pagar uma tarifa suplementar por noite. A estadia de crianças até aos cinco anos será gratuita. A partir dos seis e até aos 14 anos, desembolsarão dois euros, enquanto os adultos pagarão três euros. O estacionamento de automóveis custará dois euros e as motas ficarão no parque por um euro/noite.


Em Gaia, é comum encontrarem-se autocaravanas com matrículas nacional e estrangeira estacionadas no parque do Cais do Cavaco na zona ribeirinha. "Penso que vai atrair muitas pessoas que vêm ao Porto e a Gaia e que passam a ter um local com melhores condições e segurança para ficar, em vez de estacionarem na rua. O nosso objectivo é cativar, também, mais pessoas que visitam o Norte e gostam de turismo rural", sustenta Nuno Oliveira, lembrando o exemplo de Vinhais.


"Nós colaborámos com a Câmara de Vinhais na concepção do projecto do Parque Biológico do concelho e colocámos um parque para autocaravanas e quatro bungalows nesse espaço. Tem sido um êxito absoluto", conclui.


Carla Sofia Luz"

Sem comentários: