sábado, 13 de dezembro de 2008

Portugal Tradicional

Depois de 2 anos(2006-2007) onde o autocaravanismo em Portugal deu passos consistentes na sua afirmação como turismo itinerante, o ano de 2008 pode dizer-se que se constitui como um Ano Horribilis para o autocaravanismo.


Desde a constante ofensiva dos media durante o verão, com especial incidência para o Jornal "O Público", com o inexplicável desaparecimento do CPA como interlucutor institucional para o autocaravanismo, passando pelo inusitado registo de marcas no INPI pela FCMP e acabando na publicação da Portaria 1320/2008 sobre a regulamentação de parques de campismo, onde também se regulamenta as áreas de serviço e pernoita para autocaravanas, nada parece ter corrido bem para o autocaravanismo em Portugal.


A excepção que confirma a regra é o Projecto Portugal Tradicional (http://www.tradicional.campingcarportugal.com/) que é sem dúvida uma daquelas iniciativas que deveria e podia ser mais publicitada. Tendo como inspiração o modelo francês da France Passion, onde os autocaravanistas são acolhidos gratuitamente em quintas agrícolas, tendo a oportunidade de até colaborar nas tarefas agrícolas, permite um contacto genuíno e deveras interessante com o Mundo rural e natural.
Neste momento a versão portuguesa conta apenas com 5 locais:



O sucesso deste tipo de iniciativas está muito condicionado à participação. Se estes locais não tiveram uma relativa afluência de autocaravanistas de modo a que outros potenciais "clientes" se vão juntando a estes primeiros 5 locais, poderá ser mais uma boa iniciativa a ficar para trás.
Onde estará agora o Jornal "O Público" e outros que tanto "bateram" no autocaravanismo no verão??? Isto sim pode ser denominado de autocaravanismo, enquanto o que víamos nas reportagens de Agosto, era na realidade campismo selvagem....
Nuno Ribeiro

1 comentário:

Raul de Almeida disse...

Apesar dos 4000 km de separaçâo (A GRANDE PÔÇA), pois encontro-me a viver à 43 anos no Canada, apoio expressament as vossas diligências que tenderâo a afirmar em alto e bom som, que o «CARAVANISMO NÂO É, NEM SERA JAMAIS DO CAMPISMO».
O melhor exemplo é o da França que conta jà com mais de 3500 ARIAS EXPRESSAS PARA AUTOCARAVANAS !
Nâo desanimem.
Com consideraçâo pelo esorço
Raul de Almeida