sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Moderador, ou incompetente ditador?

O que é um Moderador? Ser moderador não é mais do que governar com astúcia a dinâmica relacional de um grupo de pessoas, sabendo comportar-se de forma adequada às exigências da circunstância.

Um professor é um moderador. Durante uma aula ele expõe as suas ideias, estimula a participação dos alunos, enfrenta o exercício do contraditório tendo que estar preparado para lidar com as críticas que lhe sejam feitas. O professor é quem governa a sala de aula, mas não é o “quero posso e mando”, na escola democrática está permanentemente a ser objecto de avaliação formal e informal e tem que gerir com sentido de equilíbrio a sua acção. Ele é o moderador da aula, mas o seu poder advém-lhe da superioridade do seu saber aliada à razoabilidade e sentido de justiça que imprime às suas decisões.

Quando preside a uma reunião de trabalho, ou a um Seminário ou a uma Conferência o que faz o presidente? Modera, isto é, usa de sentido de equilíbrio e razoabilidade na gestão do tempo de intervenção que concede a cada interveniente, garante o fio condutor do debate por forma a que quem assiste consiga acompanhar o sentido útil da discussão, “provoca a discussão” estimulando os intervenientes a aprofundar o confronto de argumentos, finalmente o moderador intervém ora para sintetizar e evidenciar as conclusões mais relevantes, ora para ser mediador entre as opções em discussão no sentido de encontrar pontes de consenso. É por isso que confiamos a condução de uma reunião a um presidente-moderador e não a um polícia.

Em síntese, ser moderador é estimular a participação, provocar a discussão, garantir o fio condutor do debate, sintetizar ideias e propor vias de aproximação quando as ideias em confronto o permitem. Para o fazer, o moderador precisa não só de usar de sentido de equilíbrio, razoabilidade e justiça nas suas intervenções e decisões, como também precisa de dispor-se a expor as suas próprias ideias ao exercício do contraditório, lidando com as críticas que lhe sejam dirigidas, seja quanto às suas ideias ou quanto à forma como exerce a sua função de moderador. Em democracia ninguém está acima da crítica.

Um Fórum é um espaço colectivo de debate, uma forma de aprendizagem colectiva e interactiva, tal como o é uma aula ou uma sessão de um Seminário. Mas um fórum tem outra particularidade. No Fórum as pessoas podem “falar” todas ao mesmo tempo, e por vezes falam do mesmo assunto em zonas do fórum distintas, como se estivessem em salas diferentes. Assim sendo, do moderador de um fórum espera-se antes de mais que saiba estruturar as secções temáticas do fórum, adequá-las à dinâmica do debate, e, que “mantenha a casa arrumada” intervindo sob várias formas para que a conversa faça sentido a quem chega ao fórum, seja na altura da discussão seja meses depois. Para isso precisa de separar e de juntar mensagens, precisa de deslocar mensagens do seu sítio, de trocar mensagens em privado com alguns dos intervenientes para que eles colaborem na tarefa de tornar a conversa inteligível e/ou dentro de um registo de conflitualidade aceitável, e sobretudo precisa de não ter medo de se expor, participando na conversa em pé de igualdade com os outros, justamente buscando na sua participação e no seu exemplo a legitimidade para impor regras de comportamento aos restantes.


Um líder não se esconde. Só os líderes medíocres o fazem, e estes inevitavelmente revelam-se tiranos.

Ser moderador de um fórum não é diferente de ser moderador de outra qualquer forma de aprendizagem através da discussão colectiva. Num Fórum o que é diferente não é o conceito de moderador. O que é diferente é a forma como vemos exercer a moderação dos fóruns de autocaravanismo. Mas isso a culpa já não é do instrumento Fórum. O problema é que não basta ter-se o estatuto de moderador para se saber sê-lo. Incompetentes há-os em todas as actividades, mas quando a incompetência se revela num moderador há o risco de ele se revelar um simples ditador.
Não fosse isso e eu não estaria agora a dirigir-vos a palavra desta Tribuna.

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