quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A minha apresentação


Falar de nós é sempre ingrato e algo complicado. Mais difícil ainda se torna quando o temos que fazer após a rica (quer na forma, mas sobretudo no conteúdo) e elegante apresentação do Lau. Assim espero não baixar muito a “bitola”.

Desde sempre sou campista. É certo que os mais puritanos preferem chamar-me de parquista, mas campista é o que realmente me considero. A primeira vez que entrei no Parque de Campismo da Saúde do Clube de Campismo do Concelho de Almada na Costa da Caparica, ainda ia na barriga da minha mãe… Até aos 18-19 anos foi aqui que passei a quase totalidade dos meus verões. E que grandes recordações e algumas saudades dos 3 curtos meses de férias…

Foi aqui também que me iniciei nas lides associativas. Fiz parte de 3 direcções do CCCA, perfazendo um total de 9 anos como dirigente. Aqui conheci e privei de perto com quase toda a actual direcção da FCMP!!!

O autocaravanismo surgiu como o natural evoluir do campismo, aparecendo mais como uma "necessidade" do que por um "espiríto itinerante". Em virtude de outra das minhas paixões ser a orientação, faz com que utilize os parques de campismo junto às provas que ocorrem praticamente todos os fins de semana em várias partes do País. Com uma filha acabada de nascer era complicado fazê-lo como até aí no normal iglo e portanto no último trimestre de 2005, chega a ac.....
É por esta altura, Novembro ou mesmo Dezembro de 2005, que tenho o primeiro contacto com o CPA, mais concretamente com o seu Fórum. Para ser franco a principal razão da então minha adesão a associado foi para ter um seguro mais vantajoso... Com as primeiras leituras e opiniões partilhadas no fórum criei uma certa empatia com um tal de Raul Lopes. No início de Janeiro de 2006 recebi um telefonema de um tal Ruy Figueiredo, a convidar-me para estar presente no aniversário do clube a realizar daí a uns dias na nova sede no Bairro dos Alfinetes. Assim acabei por conhecer o Raul, o Ruy, a Decas e a Dª Amélia entre outros. Da conversa tida com o Ruy e com o Raul, entendi que havia ali um projecto bastante interessante para o CPA e mais importante ainda para o autocaravanismo. Assim facilmente fui "convencido" a embarcar na aventura que foram os dois anos de mandato no CPA.

Está a fazer agora um ano que a direcção que integrei no CPA saiu e muito se passou entretanto. Infelizmente, na minha opinião, o autocaravanismo regrediu e está neste momento a um passo de se tornar efectivamente naquilo que para mim o autocaravanismo representa. Apenas mais uma forma de se fazer campismo. Contudo, o autocaravanismo é muito mais do que isso, existindo outro conceito muito diferente, mas igualmente válido que é o turismo itinerante. Espero que este espaço ajude e contribua para que as pessoas não-autocaravanistas consigam perceber a enorme diferença que pode haver entre campismo e autocaravanismo.
Para último fica a "contabilidade", tenho 34 anos, sou casado e tenho uma filha de 3 anos. Tenho o privilégio de residir dentro de uma área protegida, onde "a prática de campismo ou caravanismo,excepto nas áreas destinadas para o efeito" estão proibidos. Com o desenrolar deste blog terei certamente a oportunidade de vos mostrar que não é bem assim.....
Por último, uma palavra para os meus 2 companheiros de blog: É uma honra poder partilhar este espaço com vocês.
Nuno Ribeiro

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Nuno...
... não podia deixar em branco, a apresentação, e na mesma linha de pensamento que expus nos anteriores posts, do Raúl e Lau, desejar também muita FORÇA !

abraço,
eugeniosantos