sábado, 20 de dezembro de 2008

Catalisadores ou Inibidores?

Um dos grandes benefícios para o cidadão comum do desenvolvimento da internet foi tornar a informação sobre qualquer assunto facilmente acessível. Utilizando um motor de busca como o Google ou mesmo o "nosso" Sapo podemos facilmente pesquisar sobre qualquer assunto que nos surgirão milhares, por vezes milhões, de referências sobre o que estivermos à procura. Aqui surge um dos inconvenientes da internet que foi brutalmente maximizado com a proliferação de blogs. Nem tudo o que encontramos é rigorosamente correcto ou mesmo fidedigno.

Por exemplo, se estivermos interessados em pesquisar a palavra Catalisador, podemos encontrar esta informação em http://pt.wikipedia.org/wiki/Catalisador :


Um catalisador é uma substância que afeta a velocidade de uma reação, mas emerge do processo inalterada. Um catalisador normalmente promove um caminho (mecanismo) molecular diferente para a reação.
..........
O catalisador pode diminuir a energia de ativação, aumentando assim a velocidade da reação


Como referi atrás, nem tudo o que encontramos é rigorosamente correcto. Neste caso por exemplo, estamos a contar apenas metade da história.... É que um catalisador pode também ter a função exactamente oposta, ou seja, ser adicionado ao meio reactivo de modo a diminuir a velocidade de determinada reacção, designando-se neste caso por catalizador negativo ou Inibidor. Este Inibidor poderá também favorecer a transformação preferencial dos reagentes num dos produtos em detrimento dos outros.

Por exemplo, os reagentes Autocaravana e Turista, quando "misturados" podem dar origem aos produtos da reacção Campismo e Turismo itinerante, segundo a seguinte equação:


Autocaravana + TuristaCampismo + Turismo Itinerante


Se quisermos deslocar a reacção no sentido de um dos produtos de reacção podemos recorrer a um catalizador negativo, ou seja, um Inibidor como o MIDAP, o que vai fazer com que a reacção progrida no sentido da "formação" de Campismo em detrimento do Turismo Itinerante, fazendo com que a equação passe a ser apenas:


Autocaravana + TuristaCampismo

Como exemplo, temos a questão da portaria 1320/2008 abordada ontem na Tribuna, parecendo que o MIDAP é afinal o Movimento Inibidor Do Autocaravanismo Português. Se não temos cuidado ainda acabamos todos inibidos num qualquer parque de campismo.

Nuno Ribeiro

Sem comentários: