quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Boletim Nº11 do CPA

Está já disponível no site do CPA a edição nº 11 do Boletim "O Autocaravanista", o qual reproduzimos aqui a capa. Curiosamente uma inadmissível escolha para a fotografia de capa, pois reproduz uma contra-ordenação grave. Uma ultrapassagem com traço contínuo!!! Atrevo-me a dizer que é uma imagem horrível para a credibilidade do autocaravanismo. Esta fotografia devia estar num local de denúncia de comportamentos incorrectos, nunca numa capa do Boletim do CPA...




Apesar deste desagradável início, o Boletim no seu geral merece uma nota positiva. Este é o 4 número da actual direcção onde se nota uma constante melhoria de número para número. Começou por ser francamente mau e neste momento parece que encontrou finalmente o bom caminho. Não nos podemos esquecer que este é um boletim associativo muito especial, pois corresponde ao orgão de informação do único clube em Portugal com implantação nacional dedicado em exclusivo ao autocaravanismo. Para "cumprir" o seu papel deverá ser um formador de opiniões e deverá resistir ao politicamente correcto, assumindo quando estiver em causa a nossa liberdade enquanto utilizador de uma veículo especial, mas ligeiro, as rupturas que tiveram que ser feitas para que o autocaravanismo não seja apenas e só mais uma modalidade de campismo.

Depois da fotografia da capa, temos na página 3 outro lapso. Existe uma contradição entre o valor da quota. Num lado, aparece 20 euros e noutro 22 euros. Partindo do pressuposto que o valor correcto é de 22 euros, a actual direcção agiu bem em aplicar o que foi deliberado em Assembleia Geral no dia 11 de Fevereiro de 2007, onde a AG autorizou a Direcção a proceder a alterações no valor da jóia e da quota a pagar pelos sócios activos com um limite máximo de 10%. É muito importante que a direcção vá para a AG com o valor da quota já definido de modo a poder apresentar um orçamento o mais fidedigno e realista possível.

Continuando com os lapsos, apesar de neste caso, corresponder mais correctamente a uma omissão. Na página 11 é publicada uma lista das AS para autocaravanas existentes em Portugal. Deveria ter sido aqui incluida as AS dos parques de campismo de Alenquer e da Praia de Pedrogão. Afinal de contas foram AS que foram criadas através de um protocolo com o CPA e uma vez que se encontram dentro de parques de campismo, os respectivos responsáveis comprometeram-se com o CPA a permitir a sua utilização por autocaravanistas que não pernoitem no parque. É preciso ser muito cuidadoso com estes aspectos e aproveitar sempre que possível para agradecer e enaltecer a construção de AS pelos parceiros do CPA.


É de registar também a pujança manifestada pelo CPA que é aferida pela entrada de novos associados. São quase 300 até final de Novembro. É um número bastante interessante e que muito se deve certamente ao protocolo estabelecido com a Allianz. Contudo é importante que estes associados não estejam só no CPA por causa do seguro. É preciso realmente que o CPA assuma o papel de instituição a consultar sobre a temática do Autocaravanismo, que se tem perdido ao longo do ano de 2008, por incompreensível ausência de opinião da direcção do CPA sobre assuntos vitais para o nosso movimento. É preciso inverter esta situação e espero que o Encontro Autocaravanista apresentado na página 9 seja um ponto de viragem decisivo para esta actual situação. Contudo é preciso ser muito cuidadoso com as "parcerias e plataformas". Já em diversos locais (sobretudo aqui, mas também aqui e aqui) se faz pressão para que determinados projectos sem qualquer representatividade estejam lado a lado com o CPA nesta organização. Espero que os dirigentes do CPA sejam suficientemente lúcidos para não se deixarem lubridiar por esses pretensos movimentos.


Nuno Ribeiro

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Nuno...
... Só agora vi, que também deste pelo erro da foto no Boletim CPA ...
... Protestei no Fórum, inclusive postei o artigo do código da estrada que refere a anomalia, que é MUITO-GRAVE e não (só)grave, como dizes, o que mesmo assim já era muito mau ...

Cumps
eugeniosantos