segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Para onde vais CPA?

O ano de 2008 já tinha sido pródigo na "descaracterização" do CPA como Clube liderante do movimento autocaravanista em Portugal.

Assistimos, entretanto e de forma continuada, à “fuga para a frente” de vários grupinhos e “personalidades” da nossa “praça” autocaravanista, mercê do "apagamento" do Clube.

A evidente incapacidade manifestada pela actual direcção do CPA para “segurar o leme” do autocaravanismo e marcar a agenda da defesa dos nossos interesses colectivos, foi manifestada em demasiadas ocasiões.

O CPA foi sendo “rebocado”, indefinidamente, por situações projectadas por pretensos “opinion makers” e outros “freelancers” pseudo independentes, que polulam no nosso universo e, de forma titubeante e tardia, tomou posições sobre alguns assuntos para os quais foi “arrastado” pelos acontecimentos.

Sou sócio do CPA há vários anos e lamento assistir à descaracterização do Clube. Primeiro, durante anos, pecou pela ausência de posição e definição de objectivos. Mais tarde, e felizmente, então, ainda a tempo, conseguiu erguer a sua voz e afirmar um caminho e objectivos claros de defesa da condição dos autocaravanistas.

Mas, contudo, seria sol de pouca dura. Tudo se começou a esfumar em Abrantes e a “alma” lutadora e dinâmica perdeu-se, pelos vistos, definitivamente, em Lisboa, com a eleição da actual direcção.

Não compreendo como se desbaratou tanto em tão pouco tempo e como se soçobrou perante estratégias de afirmação virtual e mediática de pretensos movimentos independentes, círculos virtuais e afins, tão prolíferos, quanto repetitivos.

Sem nada ambicionar que não seja ver o CPA como referência histórica do Autocaravanismo e defensor ímpar dos nossos direitos, liberdades e garantias, não posso ficar calado e indiferente, às constantes “voltas e reviravoltas” do Clube, qual cata-vento, ao sabor daquilo que parece ser, mas nem sempre será, e que outros nos querem "servir" a pretexto de uma "unidade" sem transparência de objectivos, logo, a qualquer preço.

Vem mais este desabafo a propósito do facto do CPA ter iniciado o novo ano de 2009, anunciando a participação, para breve, numa reunião com o Sr. Deputado Mendes Bota, num “agendamento” promovido e facultado pelo MIDAP.

Este movimento independente(?), recentemente aparecido na web, constituído segundo afirma no seu "site", de forma meramente informal, consegue já arrastar um grande clube como o CPA, para a sua "agenda política"!
O que podemos esperar desta "parceria"? será o reforço da "filosofia autocaravanista" expressa na recente portaria de campismo/autocaravanismo, que o MIDAP se apressou a aplaudir?
Vai o CPA abandonar a sua posição de contestação àquele documento que, embora mitigadamente, parece ter querido desenvolver?

- Que objectivos tem afinal esta reunião dita "de trabalho" com o Sr. Deputado?

- Que registo legal e transparente projecta este “movimento” que, sem existência institucional formalizada, para merecer já um estatuto de parceiro (previlegiado?) do CPA e, sobretudo, uma “liderança consentida” no agendamento do movimento autocaravanista?

- Em que Assembleia Geral discutiu a direcção do CPA qualquer estratégia de envolvimento com entidades terceiras e com que objectivos?

- O que leva dirigentes do CPA, tão avessos no passado, à ideia de uma reformulação orgânica do Clube, quando outros a defendiam, de forma a dotá-lo das competências necessárias à sua evolução natural, garantindo-lhe o lugar de instituição de referência do autocaravanismo, a deixarem-se, agora, rebocar por interesses de duvidosa índole?

- O que está por detrás de toda esta encenação?

- Que dignidade restará àqueles que aceitaram defender o CPA e aos seus muitos associados ? e o que fizeram com o mandato que lhes conferimos?

Basta! Haja dignidade! Temos o direito de saber, de ser esclarecidos.

O Autocaravanismo é demasiado “apetecível” para os oportunistas de ocasião. Temos o direito e o dever de interrogar a direcção do CPA sobre estes e outros assuntos verdadeiramente importantes. Queremos saber para onde querem levar o Clube que a todos nós pertence!
Laucorreia

1 comentário:

EugenioSantos disse...

... Subscrevo na integra o teu texto, amigo e companheiro! Para onde levam o CPA? Bela pergunta que todos os sócios gostavamos de saber!
... Reparei que em todos os textos descritos anteriormente têm "ratos" para discordarem, devem ser sempre os mesmos, que mais nada fazem senão vir aqui discordar de tudo... "JAMAIS NO CALARÃO"; não há machado que corte a raiz ao pensamento ...