sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Soito da Ruiva, ou o reencontro com as nossas raízes?

Soito da Ruiva é uma pequena aldeia a que restam 19 habitantes, em contraste com as 3 centenas que em tempos já teve. Localizada na Serra do Açor, concelho de Arganil, Soito da Ruiva fica perto de Piódão, paredes meias com as minas da Panasqueira e com a encosta da Serra da Estrela.


A história desta aldeia é-nos contada numa página Web de excelente recorte, onde cada um dos seus habitantes se converte em protagonista. Juntando suporte fotográfico, áudio, vídeo e texto, os actuais habitantes desfilam pelo site partilhando connosco os seus percursos de vida e as suas memórias.
Em boa hora o fazem, pois desta forma legam-nos um testemunho autêntico que nos permite ir ao encontro das nossas raízes e da nossa identidade rural. Pena é que não haja no site informação sobre os responsáveis por tão inovadora e meritória iniciativa, bem como algo mais que nos ajudasse a percepcionar os seus objectivos mobilizando-nos para a sua causa.
Registo também a ausência de informação de suporte ao usufruto turístico desta aldeia do Portugal profundo, mas tal não invalida que seja um bom local de destino para os autocaravanistas. No largo da aldeia existem boas condições de estacionamento para uma mão cheia de autocaravanas, e visitar Soito da Ruiva será certamente uma oportunidade de mergulhar na história da nossa identidade, recordando lendas, tradições, usos costumes e vivências colectivas de tempos perdidos que a memória desta gente generosa vai partilhando connosco.
Visitem o site, e estou certo de que depois disso não deixarão de agendar uma visita a Soito da Ruiva: http://www.soitodaruiva.com/
Para saber mais: soitodaruiva@gmail.com



Raul Lopes

3 comentários:

Teresa Neves disse...

Caros amigos!

No site www.soitodaruiva.com podem consultar, no "campo" dedicado a CMSR (Comissão de Melhoramentos de Soito da Ruiva) algumas das nossas iniciativas e actividade. Ficaremos sempre gratos pela divulgação de Soito da Ruiva e pelas vossas futuras visitas à aldeia. Serão sempre bem recebidos.
Para qualquer informação podem contactar-nos para soitodaruiva@gmail.com ou 963949800.
Um abraço
Teresa Neves

Sítios e Memórias disse...

Caros Amigos!

Nós somos os "responsáveis" por este site :)
A TRENMO Engenharia e a Sítios e Memórias, empresas localizadas no Porto são as responsáveis por este site. No site poderá consultar alguma informação sobre o Projecto no espaço "Conheça-o" (http://www.soitodaruiva.com/projecto.php).
A Aldeia não dispõe para já de oferta turística (restaurantes e alojamento) apenas da simpatia dos seus habitantes. Mas esta questão já está a ser resolvida, em breve teremos novidades!

Além de Soito da Ruiva, aproveito para informar que brevemente poderá consultar informação sobre mais aldeias, baseada nesta mesma metodologia de trabalho - Histórias de Vida. Neste caso contemplamos Pardieiros, Monte Frio, Piódão, Chãs d'égua, Foz d'égua, Torno, Benfeita e Mourísia, todas aldeias localizadas na belíssima Serra do Açor.

Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento sobre o projecto, a parceria com a Comissão de Melhoramentos ou mesmo sobre as nossas empresas.
Contacto: geral@sitiosememorias.com

Obrigada pelos elogios e divulgação do nosso projecto.

Liliana Monteiro

Anónimo disse...

E Espectacular o trabalho feito na Aldeia do Soito da Ruiva que devia de servir de exemplo para outras associações e comissões de melhoramentos só com muita força de vontade e alguma carolise à mistura se faz o que está à vista de todos tambem a TRENMO e os seus responsaveis merecem um eligio.
VOZ DO GOULINHO
ALA Poemas