quarta-feira, 29 de abril de 2009

GAIA: Um caso exemplar

Já tinhamos referido na Tribuna Autocaravanista, a pretensão do Parque Biológico de Gaia em construir um espaço destinado às autocaravanas. Curiosamente foi o último post de 2008 (ver aqui) e onde se destacava a construção de infra-estruturas de apoio ao autocaravanismo, apesar da forma confusa e pouco rigorosa da peça jornalista. Na altura estimava-se um custo de 25 euros por noite, o que em rigor parecia-nos manifestamente exagerado.

Foi, assim, com bastante agrado que recebemos agora a informação de que o parque foi inaugurado e possui excelentes condições e infra-estruturas para receber as autocaravanas. Se a isto aliarmos um tarifário equilibrado, estamos perante um caso exemplar de como se podem criar as condições necessárias e suficientes para atrair e bem servir os autocaravanistas.


O espaço representou um investimento de 30 mil euros e a cerimónia de inauguração controu com a apresença do presidente do munícipio de Gaia que sugeriu mesmo "o alargamento deste conceito a outros espaços verdes. Penso que no Parque da Lavandeira também poderemos encontrar um cantinho".

O discurso de Luis Filipe Menezes na sessão de inauguração é um exemplo claro da forma como os municípios podem tirar dividendos da construção de infra-estruturas de apoio ao autocaravanismo. Gaia arrisca-se assim a tornar-se a um caso exemplar na forma de receber os autocaravanistas. Apenas a lamentar que o principal alvo sejam os autocaravanistas ingleses e não os portugueses...

Realça-se ainda a parceria entre o Parque Biológio de Gaia e a empresa Campinanda, que permite que os clientes da Campinanda tenham direito a uma refeição grátis no restaurante, desde que solicitem a estadia pelo site da empresa. Esperamos que este bom exemplo de cooperação entre uma empresa municipal e uma empresa privada sirva de estímulo a que mais parcerias se realizem noutros locais.

Para a promoção deste local foram editados folhetos em diversas línguas, com todas as informações necessárias para utilizar este parque, como as valências existentes, tarifários e como chegar. Reproduzimos em seguida o folheto gentilmente enviado pela Campinanda:


(clicar na imagem para aumentar)


No site do Parque Biológico podemos encontrar a seguinte notícia da inauguração desta infra-estrutura:

Parque de Autocaravanas

O Parque Biológico de Gaia dispõe agora de um Parque de Autocaravanas. Assim, os turistas que viajam por esse meio têm mais um espaço para pernoitar no Grande Porto. O Parque responde assim ao aumento do turismo em autocaravanas. O equipamento tem poucos encargos para o Parque Biológico que já dispõe de vigilância. Os turistas, além de visitarem o espaço verde, poderão usufruir da cafetaria e do restaurante. Actualmente, o parque oferece, também, uma pequena pousada.Em Gaia, é comum encontrarem-se autocaravanas com matrículas nacional e estrangeira estacionadas no parque do Cais do Cavaco na zona ribeirinha. Por isso, é possível que esta nova valência venha a atrair muitas pessoas que vêm ao Porto e a Gaia e que passam a ter um local com melhores condições e segurança para ficar. No âmbito desta iniciativa, surgiu um vínculo de colaboração entre o Parque Biológico de Gaia e a empresa Campinanda - http://www.campinanda.pt/

Preços:

-Local para 1 autocaravana - 4 euros

- Local para 2 autocaravanas - 6 euros

- Utentes:

- Até 5 anos - Grátis

- 6-14 anos - 2 euros

- Mais de 14 anos - 4 euros

Localização:

N -41º05´48.50´´

W -008º33´21.34´´

Sem comentários: