terça-feira, 7 de abril de 2009

Comportamentos erróneos no estacionamento de autocaravanas

No dia 30 de Março, o nosso amigo e companheiro Rui Cruz publicou no fórum do CPA a mensagem que a seguir reproduzimos. O texto traduz muito bem o nosso sentimento sobre este tipo de comportamentos e a problemática em que pode estar envolvido o futuro do autocaravanismo se eles persistirem. Na TAC aproveitamos assim para nos juntarmos ao grito de protesto do Rui na repúdia por este tipo de comportamentos.

Rui, no autocaravanismo como na vida, não deixes que o cansaço se apodere de ti, continua a erguer a tua voz e a remar contra a maré.

Olá a todos os Companheiros(as)

Há imenso tempo que não venho ao forum por razões que agora não interessam mas, depois de ver o que vi ontem, não poderia deixar de vir aqui relatar o que presenciei na Praia da Figueirinha em Setúbal em pleno Parque Natural da Arrábida e do Estuário do Sado. Nesta praia há alguns anos a esta parte que, aos fins de semana se juntam algumas AC para beneficiar da paisagem extraordinária e da praia sossegada, embora de água geralmente fria.

Julgo que até ao momento nunca houve qualquer problema de segurança e, muito menos com as autoridades a incomodarem quem quer que fosse por ali estar. Verdade seja dita que das vezes que ali fiquei também nunca vi ninguém prevaricar e/ou desrespeitar o código de boa conduta que é apanágio dos verdadeiros autocaravanistas mas, ao longo dos primeiros meses deste ano, servindo aquele local como ponto obrigatório na voltinha de fim de semana (sem AC) por lá tenho passado variadas vezes e o que tenho visto, e que teve o seu auge ontem não me pode deixar indiferente.

No estacionamento do lado Este do restaurante, do lado do molhe e do Forte de Outão, encontravam-se ontem cerca de doze AC, algumas estrangeiras e outras nacionais que se encontravam estacionadas paralelamente à praia e não na perpendicular como seria de esperar. Resultado, metade daquele estacionamento estava ocupado pelas AC retirando, assim, imensos lugares de estacionamento aos restantes veículos.

Felizmente que o tempo ventoso não era propicio à deslocação de muita gente à praia senão não faltariam os reparos e os protestos contra tal situação.É inconcebivel que se continuem a adoptar tais comportamentos em que quem pode desenrasca-se sem se importar com os outros. É o perfeito apanágio do "salve-se quem puder" em que até estes senhores estrangeiros vêm fazer no nosso Pais o que, certamente, não podem fazer nos países deles agravado pelo facto de que os portuguêses em vez de os corrigirem e chamarem cortezmente à atenção não, adoptam o mesmo comportamento e fazem com que todos sejam considerados "farinha do mesmo saco".

Não nos admiremos, portanto, se nos próximos meses, antes do inicio do período balnear, por lá aparecerem alguns sinais a pôr fim não só aquela imoralidade mas, e acima de tudo, a pôr fim ao estacionamento e a qualquer permanência de AC naquele local. É por tudo isto que cada vez há mais pessoas a olhar-nos como "saltimbancos" de casa às costas, usurpadores e desrespeitadores de locais, gentes e meios envolventes.

Por estas e por outras o Movimento Autocaravanista está como está. Dedicamo-nos a discutir o acessório e nunca nos preocupámos seriamente com o essencial. Cada um tem o que merece.

Obrigado.

Rui Cruz

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois por isso e por muito mais não vamos a lado nenhum.
Porque será que os proprios autocaravanistas não criam uma rede de parques de autocaravanas?
Assim estariam legais e organizavam os parques ao seu gosto.
Dá trabalho....pois é...mas era a solução