segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Gaia: Paraíso ou Inferno...

No final de Dezembro publicamos aqui na Tribuna uma noticia do Jornal de Notícias que relatava a abertura de uma área de estacionamento exclusivo para autocaravanas junto ao Parque Biológico de Gaia. A autarquia de Gaia, através da empresa municipal que gere o Parque Biológico, pretende abrir já em Fevereiro este local. Esta oportunidade de negócio surgiu porque, segundo o responsável pelo parque, "Nesta zona, não há locais para pernoitarem e muitos turistas não gostam de ficar nos parques de campismo normais. Sem saberem para onde ir, há visitantes que já têm ficado, de forma informal, no nosso parque de estacionamento".

Apesar do preço anunciado (25€) algo elevado para um parque de estacionamento, podemos considerar que esta é uma boa notícia para os autocaravanistas. A questão do preço é de facto um importante dado. Defendo que os locais especialmente concebidos para nos receber podem (e devem) ser pagos, mas teremos que ter em atenção os serviços que estes disponibilizam. Neste momento as informações são ainda muito vagas para se perceber exactamente que tipo de valências terá este parque de estacionamento e portanto é prematuro estar a tecer muitas considerações sobre este assunto. Decerto que voltarei a este assunto quando esta infra-estrutura estiver em funcionamento.

O que me voltou a escrever sobre este tema deveu-se à saída de uma nova notícia no Jornal de Notícias sobre a construção de um parque de campismo rural, junto à marginal de Canidelo, em Gaia.
Desta vez, o responsável pelo parque biológico afirma que considera "importante" a criação de um espaço deste tipo na marginal, podendo contribuir para pôr fim ao campismo selvagem que, sobretudo no Verão, é praticado ilegalmente no Cabedelo.

O que quererá dizer exactamente o responsável pelo parque biológico quando fala em campismo selvagem???

Será que Gaia está prestes a tornar-se num paraíso para os utilizadores de autocaravanas, com a criação simultânea de um parque de estacionamento para os turistas itinerantes e a criação de um parque de campismo para os autocaravanistas-campistas?

Ou será que Gaia está prestes a tornar-se em mais um pesadelo para os utilizadores de autocaravanas restringindo severamente o estacionamento de autocaravanas, permitindo-o apenas no tal parque de estacionamento e no parque de campismo rural?

Nuno Ribeiro

Sem comentários: